domingo, 5 de maio de 2013

Turma 201: TRABALHO Avaliativo de Química!!!



Pode ser realizado INDIVIDUAL ou em DUPLA (não serão aceitos trabalhos com mais de duas pessoas)

DATA DE ENTREGA: 10/05. Entregar um trabalho por dupla, legivelmente escrito à mão ou digitado.

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS APÓS ESTA DATA.


O QUE FAZER: cada dupla deverá recortar e colar no trabalho um rótulo de uma marca de água mineral, e responder às seguintes questões:

1. Pesquise quais são as fórmulas químicas de TODOS os íons (cátions e ânions) presentes na composição química da água mineral que você escolheu? (sulfato, carbonato, bicarbonato, cloreto, fluoreto, vanádio, etc.).

2. Escolha um ânion oxigenado da composição química, e forneça:

a) quantos gramas deste ânion existe no volume de água da garrafa que você escolheu? Dica: a composição química das águas minerais fornece a quantidade, em miligramas, de cada componente presente em um litro. É só fazer uma regra de três simples.

b) quantos íons (do que você escolheu) estão presentes na garrafa. Dica: após ter calculado a massa total deste íons escolhido na alternativa "a", e após ter calculado a massa molar do mesmo (tabela periódica), faça uma regra de três simples utilizando o número de Avogadro (602 sextilhões).

c) quantos átomos de oxigênio (do ânion escolhido) estão presentes em todo o volume de água mineral da garrafa.

3. Pesquise o significado de pH, e cite quais são as consequências fisiológicas (ação no corpo humano) que o valor de pH da água mineral escolhida pode acarretar no organismo.

Nenhum comentário: