domingo, 20 de outubro de 2013

Turma 101: Dicas para o teste sobre SAIS INORGÂNICOS.

Nosso teste, marcado para o dia 25/10 (sexta-feira), está constituído de 20 questões (valor total = 10,0).

A estrutura de nossa avaliação é a seguinte:

QUESTÃO 1: interpretação de texto. O aluno deverá ler atentamente o parágrafo inicial e responder a questão de acordo com seus conhecimentos gerais sobre um tipo de sal muito comum em nosso dia-a-dia.

QUESTÃO 2: reconhecimento de funções. São dados os nomes de alguns produtos comerciais do nosso cotidiano, e pede-se o tipo de função presente neles. Por exemplo: a soda caústica é formada de hidróxido de sódio, que é uma base.

QUESTÃO 3: nomenclatura de sais. O aluno poderá consultar a tabela de cátions e ânions para fornecer a fórmula dos sais pedidos. Cuidar a regra da tesoura.

QUESTÃO 4: nomenclatura de sais e tipo de reação de neutralização. Por exemplo: o sulfato de cobre II (ou sulfato cúprico) possui fórmula CuSO4, e é classificado como um sal neutro de reação ácida, pois é originado através da neutralização total entre Cu(OH)2 (base fraca) e H2SO4 (ácido forte).

QUESTÃO 5: reação de neutralização (e seus tipos). Por exemplo: o bicarbonato de lítio, cuja fórmula é LiHCO3, é classificado como um sal ácido de reação básica, pois é obtido através da neutralização parcial entre LiOH (base forte) e H2CO(ácido fraco). Logo, o bicarbonato de lítio é um sal com propriedades básicas (= caráter básico) e pode combater, por exemplo, a acidez estomacal. Não esquecer: sal de reação básica pode combater ácidos; sal de reação ácida pode combater bases. COMBATER = NEUTRALIZAR.

QUESTÃO 6: nomenclatura de sais e suas propriedades. Lembrar que a maioria dos sais são compostos iônicos e que, portanto, só conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução aquosa.

QUESTÃO 7: nomenclatura de sais. Consultar tabela de cátions e ânions. Cuidar a regra da tesoura.

QUESTÃO 8: nomenclatura de sais. Consultar tabela de cátions e ânions. Cuidar a regra da tesoura.

QUESTÃO 9: nomenclatura de sais. Consultar tabela de cátions e ânions. Cuidar a regra da tesoura.

QUESTÃO 10: nomenclatura de sais e suas propriedades; número de oxidação; tipo de reação de neutralização.

QUESTÃO 11: solubilidade de sais. O aluno poderá consultar a tabela de solubilidade de sais. Observação: precipitado é um sólido insolúvel em água, formado em uma reação. Por exemplo: a reação entre nitrato plumboso [Pb(NO3)2]e ácido clorídrico (HCl) produz o sal cloreto plumboso (PbCl2)e ácido nítrico (HNO3), conforme a seguinte reação: 

Pb(NO3)2 + 2HCl à PbCl2 + 2HNO3.

O sal cloreto plumboso é insolúvel em água. Logo, ele é um precipitado formado na reação.

QUESTÃO 12: fórmula química de sais. Lembrar os nomes dos principais grupos da tabela periódica (alcalinos, halogênios, etc.) e suas respectivas cargas (números de oxidação). Por exemplo: Qual é a fórmula resultante da união entre um metal alcalino (A) e um calcogênio (B)? Resposta: A2B.

QUESTÃO 13: solubilidade de sais. Lembrar que precipitado é um sólido insolúvel em água. Por exemplo: de acordo com a tabela de solubilidade de sais, o cloreto de sódio (NaCl) é solúvel e o cloreto de prata (AgCl) é insolúvel em água. Logo, se ambos os sais citados forem adicionados à água, o cloreto de prata não vai se dissolver. Se fizéssemos uma filtração dessa mistura, o cloreto de prata ficaria no filtro e o cloreto de sódio passaria junto com a água.

QUESTÃO 14: reação de neutralização. Lembrar que hidrogênio ionizável é aquele hidrogênio do ácido ligado ao oxigênio. Por exemplo: observe a molécula abaixo, do ácido etanoico (H4C2O2)
.


Quantos hidrogênios ionizáveis ela tem? Apenas um!

Lembrar também que apenas os hidrogênios ionizáveis do ácido podem se juntar com as hidroxilas (OH) da base para formar a água, em reações de neutralização. Exemplos:


  • Neutralização parcial com Ca(OH)21Ca(OH)2 + 1H4C2O2 à 1CaOH(H3C2O2) + 1H2O
  • Neutralização total com Ca(OH)2:     1Ca(OH)2 + 2H4C2O2 à 1Ca(H3C2O2)2H2O

QUESTÃO 15: fórmula química de sais obtidos em reação de neutralização (tomar como exemplo os dois sais obtidos nas reações da questão anterior: 1CaOH(H3C2O2) e 1Ca(H3C2O2)2

QUESTÃO 16: nomenclatura de sais. Lembrar algumas nomenclaturas dadas pelo professor, que não estão nas tabelas. Por exemplo: ânion bissulfato (HSO4-1) = ânion hidrogenossulfato.

QUESTÃO 17: nomenclatura de sais hidratados (conteúdo inicial de sais, dado pelo professor e copiado no caderno). Exemplo: Na2CO3 . 10H2O = carbonato de sódio decahidratado.

QUESTÃO 18: reação de neutralização.

QUESTÃO 19: fórmula química de sais, a partir de seus cátions e ânions (regra da tesoura)

QUESTÃO 20: nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos. O aluno não precisa se preocupar com nomenclatura de óxidos, pois a questão pode ser perfeitamente realizada por eliminação de alternativas falsas.

Atenção! O teste será em dupla. No entanto, a escolha das duplas será realizada pelo professor. NÃO ADIANTA INSISTIR. Caso algum aluno não aceite o(a) seu(sua) companheiro(a) da dupla, obterá nota ZERO (no teste e no qualitativo). Caso um dos componentes da dupla não compareça na aula, o(a) outro(a) componente fará o teste SOZINHO(A). Como a turma está composta de 37 alunos, haverá apenas um grupo formado de três pessoas (escolhido pelo professor).

BOM ESTUDO!

Nenhum comentário: