domingo, 15 de março de 2015

2º ANO: proposta de trabalho para o 1º trimestre de 2015

Pessoas, seguem abaixo algumas orientações para o nosso trabalho (INDIVIDUAL) referente ao 1º trimestre:

DATA DE ENTREGA: 01/04. Após esta data não serão recebidos trabalhos atrasados, ou partes faltantes.

VALOR: 10 pontos (a mais) sobre o primeiro teste de Química, cujo valor será de 25 pontos. O trabalho é OBRIGATÓRIO para todos os alunos. Caso o(a) aluno(a) não o entregue na data solicitada, serão descontados 5 pontos do teste, ou seja, seu teste valerá 20 pontos (sem reposição desses 5 pontos na prova trimestral).

O QUE FAZER? 
  • Recortar e colar (ou digitalizar) no trabalho o rótulo de qualquer produto que contenha as quantidades em massa de seus componentes químicos (íons ou moléculas). Exemplos: água mineral, medicamentos, suplementos vitamínicos, produtos de higiene e limpeza, etc. Serão aceitos apenas produtos que contenham dispersão líquida: soluções aquosas, colóides, suspensões ou emulsões). Para mais informações, clique aqui e faça o download de um arquivo explicativo.

  • Listar todos os compostos químicos (em PORTUGUÊS) presentes no produto, bem como fornecer as seguintes informações para cada composto ou íon:

  1. Fórmula molecular, iônica ou representação química;
  2. Propriedades químicas (pontos de fusão e ebulição, densidade, ocorrência no planeta terra, etc);
  3. Propriedades fisiológicas: efeitos ao organismo humano (toxicidade, limite máximo de contaminação ou de absorção)
  • A partir das informações contidas no rótulo, calcular o número total de átomos (ou íons) presentes no produto, sem incluir: água, carboidratos, proteínas, açúcares, gorduras ou quaisquer outros compostos em que não se tenha clareza de sua representação química. Por exemplo, existem vários tipos de proteínas; logo, não podemos atribuir uma única fórmula química às proteínas contidas no alimento. No entanto, sabemos que a fórmula da vitamina C pode ser representada por C6H8O6 (após pesquisá-la em sites ou livros).  Demonstrar os cálculos detalhadamente.
  • Verificar se a empresa (marca) do produto fez testagem em animais. Em caso afirmativo, pesquisar e colar no trabalho quais foram as espécies testadas (fotos).
  • O trabalho deve conter CAPA (com identificação adequada) e REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (livros, sites, etc). No caso de sites consultados, deve constar a data e a hora de acesso.
  • NÃO PODE HAVER REPETIÇÃO de marcas de produtos entre os colegas. Os alunos deverão se comunicar de algum modo, para que ninguém fique prejudicado(a).
  • Informar também o lote do produto e a data de fabricação (não é necessária a nota fiscal, obviamente).
Confira aqui um modelo de capa.


Abraços.

Nenhum comentário: